Bom,hoje vou escrever sobre um tema muito polemico que talvez possa soar como ataque ou critica,mas essa não é minha atenção
É um discurso corriqueiro e cotidiano, ouvir as pessoas dizerem: ’’eu sou assim, não posso mudar isso’’!Essa frase entra na dimensão de formação de personalidade, então porque não darmos antes de mais nada um enfoque mais teórico sobre a personalidade, e depois uma reflexão sobre ela?
O que ser personalidade?É o modo como cada pessoa reage tanto na instancia externa de suas relações (relação eu e outra pessoa) como na instancia interna, ou seja, na relação consigo mesmo.
Ela é formada pelo temperamento, capacidades, e caráter. Vou falar bem brevemente sobre a primeira e a ultima esfera:
Temperamento consiste na parte genética que carregamos conosco desde o nosso nascimento, ou seja, é a atividade nervosa (dos neurônios). Dependendo dessa atividade com mais excitação ou menos excitação teremos um tipo de temperamento.Esses tipo de temperamento seria (bem superficialmente ,aqui) uma pessoa mais agitada,mais introvertida,extrovertida,mais perceptiva etc.
Caráter são aquelas qualidades de como você reage a determinadas situações, com certa estabilidade, ou seja, um modo mais fixo de como vc responde. Esse modo de responder existe tanto na esfera externa como na interna,tais qualidades mencionadas são exemplos:egoísmo/altruísmo,humanitariamente/desumanamente,empaticamente/apaticamente etc.
O caráter é formado no decorrer de nossas relações, e como elas foram mantidas na historia de cada um de nós. Quer dizer,uma pessoa que sempre foi educada em um meio onde reinava a competição e o individualismo,terá mais ‘’ingredientes’’ para formar um caráter tal como falado.
Quando alguém diz que não pode mudar, que é assim pronto e acabou tal individuo se estagna na realidade e sofre. Vamos a um exemplo bem pratico: uma pessoa se diz,fria,que é o tipo de pessoa mais seca e curta que não tem o modo de agradar os outros com palavras doce.Qual será o resultado disso?Toda vez que uma pessoa se nega a mudar, se nega a desenvolver novos traços de personalidade ela sofre.
Sofre por quê?Pois não consegue ver que quando se nega a mudar, ela se nega a ver seus defeitos. E grande parte do nosso sofrimento,advêm do modo como reagimos ao mundo,ou seja,pelos nosso traços de personalidade.
Voltemos ao exemplo daquela pessoa fria, seca e grossa que não faz questão de agradar ninguém; talvez durante sua vida ela foi exposta a circunstâncias e ambientes que favoreceram o desenvolvimento dessa personalidade, ou melhor, desses traços.
Algumas vezes devemos parar e pensar como somos como reagimos ao ambiente ou a pessoas. Sofreremos pela nossa própria pessoa,porque não se permitir uma transformação?Se nossa personalidade é formada durante a vida, porque não mudar o que nos faz sofrer?
Creio que uma vida que não seja passível de mudança, ou mudança em nós mesmo é uma vida sem fé, sem alegria. Dizer que não se pode mudar é se estagnar na realidade,é reduzir suas possibilidades de ser uma pessoa melhor,de desenvolver traços de personalidade mais flexíveis com as demandas do ambiente,e assim ter melhor êxito na nossa vida.
Dois pontos importantes aqui: 1º personalidade é um constructo constante da relação homem meio, que pode ser sim modificado através, antes de mais nada, á consciência da realidade, tanto externa como interna. Tudo na vida se cria,recria,desenvolve,morre,é uma leia máxima da biologia.
2º não é de interesse aqui fazer um estudo teórico da personalidade.
ENTÃO MUDE POR LIVRE E ESPONTANEA CONSCIENCIA, POIS CASO NÃO MUDAR A VIDA VAI TE DAR MOTIVOS SUFICIENTES PARA ESSA TRANSFORMAÇÃO. MESMO QUE ATRAVES DE LAGRIMAS SOFRIMENTO E SOLIDÃO.