domingo, 7 de novembro de 2010

As pessoas podem julgar os atos dos outros pelo resultado de suas ações ou pela natureza delas

Geralmente dizemos que determinada ação de alguém foi boa ou ruin,pelos seus resultados obtidos,ou seja,apenas nas suas conseqüências implicadas em alguma situação ou pessoa.Mas esta é uma visão restrita do fato real,levando-o apenas a sua aparência.
Ver o resultado de uma ação apenas em suas conseqüências pode,e geralmente leva,a erros brutos e desintendimentos severos.Lógico,que quando o resultado de uma ação produz o mal (algum sofrimento) em alguém,esse sujeito que foi o alvo da ação dificilmente olhara o motivo real da ação do outro.
Mas se faz necessário ter um olhar mais amplo em relação a esse processo,pois evitara o ampliamento do problema.
Ser vitima de alguma injustiça,ou ação má de alguém nunca é bom,e ainda mais quando q esse sujeito ao nosso ver não tem razão alguma para infligir tamanha dano a nós mesmo.Mas vejamos por um lado,não apenas o nosso lado e sim o lado deste algoz personagem q nos trouxe sofrimento.Como é q ele interpretou os fatos para ter tomado tal atitude?Como ele se encontra na sua realidade para fazer o que fez?
Não estou aqui fazendo uma apologia a indivíduos que fazem outras pessoas sofrerem deliberadamente,mas sim querendo dizer que todos tem seus motivos para fazer o que fez/faz.Outro ponto importante,o julgamento de certo e errado,a razão esta com ele ou comigo,não esta aqui em discussão,creio que só o tempo mostra quem agiu certo ou errado.
Quero aqui falar sobre o fato de que olhar apenas para o resultado e tirar o foco da natureza do motivo da ação e do processo é um erro constante que nos,na maioria das vezes cometemos.Digo aqui,ser um erro pois tenho a idéia q toda ação que tomemos, que não  solucione um problema e apenas agrava-o é um erro,afinal quem gosta de viver em guerra?
Quando saímos do foco de nós mesmo,e pomos o foco no outro,estamos praticando/desenvolvendo uma grande capacidade,o altruísmo,a empatia ou a consciência para si.Independente do nome que damos,sair de uma visão puramente egocêntrica e colocar no sujeito e na relação q ele tem conosco é uma atitude sabia que evita muitos outros conflitos.
Friso novamente aqui,que ninguém gosta de ser alvo de violência,ou sofrimento de ninguém e que todos tem o direito de reivindicar seus direitos.Mas,antes de reinvidicar os nossos direitos e tomarmos a posição de algoz que antes fora de um agora é nossa,porque não pomos o nosso olhar no outro,tirando de foco nós mesmo e passando para ele e para a relação que este teve com nós mesmo,tentando identificar a natureza da sua ação.

2 comentários: