Geralmente dizemos que determinada ação de alguém foi boa ou ruin,pelos seus resultados obtidos,ou seja,apenas nas suas conseqüências implicadas em alguma situação ou pessoa.Mas esta é uma visão restrita do fato real,levando-o apenas a sua aparência.
Ver o resultado de uma ação apenas em suas conseqüências pode,e geralmente leva,a erros brutos e desintendimentos severos.Lógico,que quando o resultado de uma ação produz o mal (algum sofrimento) em alguém,esse sujeito que foi o alvo da ação dificilmente olhara o motivo real da ação do outro.
Mas se faz necessário ter um olhar mais amplo em relação a esse processo,pois evitara o ampliamento do problema.
Ser vitima de alguma injustiça,ou ação má de alguém nunca é bom,e ainda mais quando q esse sujeito ao nosso ver não tem razão alguma para infligir tamanha dano a nós mesmo.Mas vejamos por um lado,não apenas o nosso lado e sim o lado deste algoz personagem q nos trouxe sofrimento.Como é q ele interpretou os fatos para ter tomado tal atitude?Como ele se encontra na sua realidade para fazer o que fez?
Não estou aqui fazendo uma apologia a indivíduos que fazem outras pessoas sofrerem deliberadamente,mas sim querendo dizer que todos tem seus motivos para fazer o que fez/faz.Outro ponto importante,o julgamento de certo e errado,a razão esta com ele ou comigo,não esta aqui em discussão,creio que só o tempo mostra quem agiu certo ou errado.
Quero aqui falar sobre o fato de que olhar apenas para o resultado e tirar o foco da natureza do motivo da ação e do processo é um erro constante que nos,na maioria das vezes cometemos.Digo aqui,ser um erro pois tenho a idéia q toda ação que tomemos, que não solucione um problema e apenas agrava-o é um erro,afinal quem gosta de viver em guerra?
Quando saímos do foco de nós mesmo,e pomos o foco no outro,estamos praticando/desenvolvendo uma grande capacidade,o altruísmo,a empatia ou a consciência para si.Independente do nome que damos,sair de uma visão puramente egocêntrica e colocar no sujeito e na relação q ele tem conosco é uma atitude sabia que evita muitos outros conflitos.
Friso novamente aqui,que ninguém gosta de ser alvo de violência,ou sofrimento de ninguém e que todos tem o direito de reivindicar seus direitos.Mas,antes de reinvidicar os nossos direitos e tomarmos a posição de algoz que antes fora de um agora é nossa,porque não pomos o nosso olhar no outro,tirando de foco nós mesmo e passando para ele e para a relação que este teve com nós mesmo,tentando identificar a natureza da sua ação.
parabéns você escreve muito bem!! gostei mesmo
ResponderExcluirMUITO BOM ESSE BLOG
ResponderExcluirPARABENS